O bioma Cerrado, desde 2003, tem um dia especial instituído pelo Decreto de 20.8.2003 e assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A instituição do dia 11 de setembro como o Dia Nacional do Cerrado, é importante para estimular a sociedade e as autoridades a pensarem mais sobre o que fazer em seu favor.
O Cerrado é considerado a savana com a flora mais rica no mundo, tendo cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta. O segundo maior bioma do Brasil tem também grande importância social, pois muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, comunidades quilombolas e povos tradicionais que, juntos, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade. No entanto, mesmo sendo muito importante, o bioma Cerrado ainda não é reconhecido como Patrimônio Nacional.
Apesar de toda a riqueza, o Cerrado também é um dos biomas mais ameaçados do país. Segundo resultados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite (MMA/Ibama/Pnud), entre 2002 e 2008, o Cerrado teve a sua cobertura vegetal suprimida em 85.074 quilômetros quadrados, o que representa uma taxa, nesse período, de aproximadamente 14.200 km²/ano.
Pelo menos durante a semana em que acontece o Dia do Cerrado, sua importância deve ser discutida e, estando em pauta, ele se torna um pouco mais conhecido pela sociedade. E tornando-se conhecido, será possível ser mais valorizado, respeitado e preservado.
Fonte: ASCOM do Ministério do Meio Ambiente; http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2008/09/em-defesa-das-guas-do-cerrado-dia-do.html ; http://ecofundacao.blogspot.com/2009/09/11-de-setembro-dia-do-cerrado.html .
Nenhum comentário:
Postar um comentário